A Clínica Dr Paulo de Oftalmologia procura proporcionar aos seus pacientes o que há de mais moderno na medicina dos olhos. Confira aqui todos os exames que oferecemos:

Exame que avalia as possíveis irregularidades ópticas de alta ordem e que podem comprometer a visão. Indicado para avaliação de pacientes que, mesmo com uso de correção óptica (óculos e lente) não conseguem obter boa visão. Também é indicado no pré e pós operatório de cirurgias refrativa e catarata, bem como estudo da córnea.

É um pré exame usado para determinar o erro refracional do olho (grau) como miopia, hipermetropia e astigmatismo. Pode ser realizado sob cicloplegia (dilatação da pupila) ou não, quando o olho não está relaxado pela ação dos colírios.

Teste da permeabilidade da via lacrimal – via que escoa a lágrima do olho. Indicado para diagnosticar obstruções de via lacrimal, em pacientes com lacrimejamento.
É usado para a medida biométrica do olho, útil no cálculo pré-operatória das lentes intraoculares na cirurgia de catarata/ implante de lente premium ou tórica. A biometria sem contato de coerência óptica utiliza um sistema revolucionário de laser para medir o diâmetro do olho, como também a curvatura da córnea com alta velocidade e precisão.
Utilizada para medir o comprimento axial do olho com equipamento ultrassônico.
Solicitado em casos de glaucoma, doenças maculares ou lesões das vias ópticas, a campimetria analisa o campo visual, medindo a amplitude visual do paciente.
Exame realizado para analisar o relevo da córnea, sua curvatura, saliências e reentrâncias em todos os quadrantes desde o centro até periferia. É utilizado na ocorrência de astigmatismo irregulares, na avaliação de pacientes candidatos a laser ou em implantes de lentes intraoculares premium ou tóricas, ou ainda, para descartar o ceratocone e outras degenerações corneanas. É também muito utilizado para a adaptação de lentes de contato.
Indicado principalmente para tratamento de opacidade capsular no pós-cirúrgico de catarata.

Exame necessário tanto para diagnóstico como para monitoramento de pacientes com glaucoma, através de um conjunto de medições realizada ao longo do dia pode-se estabelecer a media da pressão intraocular.

O exame permite observar se existem alterações no disco óptico ou papila. Através de fotografias é possível estudar forma, contornos, relevo, coloração, tamanho e progressão da escavação do disco óptico.
É um exame complementar onde todo o fundo do olho e as suas estruturas são avaliados. Difere da fundoscopia simples porque neste exame só as estruturas centrais do fundo do olho são visualizadas. O mapeamento da retina é feito com a utilização de um aparelho chamado oftalmoscópio indireto e com o auxílio de uma lente que o médico segura entre o olho e o aparelho, a qual neutraliza o poder de refração da córnea e assim permite a visualização das estruturas internas.
O endotélio corneano é uma camada única de células hexagonais que não se divide de forma significativa e cuja principal função é remover líquido do tecido corneano. À medida que envelhecemos, ocorre a diminuição da quantidade destas células, permitindo que a córnea permanecem opticamente clara. Certas doenças que danificam o endotélio corneano, como a distrofia corneana de Fuchs, trauma ocular, uso de lentes de contato e cirurgias oculares, como a laser ou de catarata podem levar a alterações endoteliais, exigindo, em alguns casos, até mesmo um transplante de córnea. Às vezes, os pacientes com relativamente pouca contagem de células endoteliais submetidas à cirurgia de catarata podem exigir longos períodos de tempo para resolver seu edema da córnea.
Exame que mede a espessura da córnea. É indicado nos casos de suspeita de Glaucoma, edema de córneas e pré-operatórios de cirurgias refrativas.
Exame simula a visão do indivíduo, sem a influência das doenças presentes como, por exemplo, catarata. É bastante utilizado para avaliação de casos de cirurgia como catarata e transplantes de córnea.
É indicada principalmente para clientes com retinopatia diabética, retinopatia hipertensiva, oclusão vascular retiniana, edema de mácula, maculopatia serosa central, doenças inflamatórias ou infecciosas coriorretinianas, distrofias de retina, traumatismo de retina, degeneração macular relacionada à idade, descolamento de retina (antes e depois da cirurgia), para futura análise e acompanhamento do caso.
Indicado para diagnóstico e acompanhamento de alguns casos de glaucoma.
Mais comumente realizado através do Titmus Test, refere-se à visão tridimensional (3D) ou de profundidade.
Permite observar se existem células epiteliais danificadas na superfície da córnea e da conjuntiva, além de auxiliar no diagnóstico de algumas doenças reumatológicas.
Exame realizado para verificação do posicionamento ocular e diagnóstico do estrabismo. Pode ser feito em crianças pré-verbais até adultos.
Visa a avaliar se o olho produz suficiente quantidade de lágrima para manter-se lubrificado.
É um método avançado de se obter imagens em grande aumento com detalhes que o nosso olho não consegue captar. O aparelho utiliza um laser especial que não causa danos ao olho e escaneia a parte desejada do olho, obtendo milhares de imagens em poucos segundos. É um exame indolor e sem toque no olho do paciente. A utilização do RTVue, permite imagens inclusive da córnea e do cristalino, sendo útil em suspeita de doenças como ceratocone, glaucoma e doenças da retina e do nervo óptico.
É o exame que faz uma análise detalhada da anatomia e da função da córnea, possibilitando ao médico uma maior precisão em diagnóstico, especialmente para pacientes portadores de ceratocone ou candidatos a cirugia refrativa (laser).

Tonometria é o exame que mede a pressão ocular, realizado para identificar casos de pressão alta (hipertensão ocular ou glaucoma) no olho, para o acompanhamento do controle medicamentoso do glaucoma e do pós-operatório de cirurgias intraoculares que possam interferir na pressão ocular, assim como para a identificação de casos de hipotonia (pressão ocular abaixo dos valores de normalidade).

Procedimento realizado com laser, utilizado no tratamento de alguns casos glaucoma. Visa reduzir a pressão ocular.

Exame utilizado para avaliação de queixas visuais de pontos escuros (moscas volantes) e flashes de luz (fotopsia), nas opacificações que dificultam o exame do fundo do olho como catarata e distrofias corneanas, em processos inflamatórios, infecciosos e hemorrágicos. Realizado também na detecção e localização de corpos estranhos, descolamento de retina e tumores.